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O que é Growth Hacking?

Você está acompanhando a transformação do Marketing a partir do conhecimento e uso de dados? Ela está acontecendo e um dos métodos que você precisa conhecer é o Growth Hacking. Dê uma olhada no conteúdo que preparamos pra você!

Growth Hacking é um termo em alta no meio empreendedor, mas muita gente não entende o que ele significa, principalmente pela palavra “hacking” presente no seu nome. A verdade é que Sean Ellis, responsável por cunhar o termo, não faz uso da palavra hacker de forma pejorativa, mas sim com o significado de desenvolvedores que promovem melhorias contínuas a projetos e softwares. Vamos agora desvendar o que é o método?

O Growth Hacking foi desenvolvido com objetivo de obter, engajar, ativar e conquistar clientes para que eles continuem prestigiando a marca e se tornem não só fontes de receita, mas motores de crescimento para o seu negócio. A abordagem é importante para o desenvolvimento de mercado no mundo atual e serve tanto para empresas maduras, quanto para pequenos negócios. Outra característica do Growth é reunir departamentos de empresas que tradicionalmente pouco se falavam, como Marketing e o Desenvolvimento de produto.

O Growth Hacking combina eficiência da análise de dados, know-how técnico e conhecimento de marketing para a rápida geração de ações mais certeiras que aceleram o crescimento das empresas. Também tem como característica detectar potenciais de crescimento por meio do uso contínuo de testes e exploração de novas tecnologias, como machine learning e IA.

O que você vai ler nesse artigo?

Implementação do Growth Hacking

Os detalhes da implementação do Growth Hacking variam de empresa para empresa, mas os componentes principais do método são:

      • Criação de uma equipe multidisciplinar ou série de equipes que rompam as barreiras entre departamentos tradicionais e combinem talentos;
      • Uso de pesquisa qualitativa e análise quantitativas de dados para entender a fundo os comportamentos e preferências do cliente;
      • Geração de testes rápidos de ideias e utilização de métricas rigorosas para avaliar resultados e agir com base neles.

Origem do Growth Hacking

O Growth Hacking é um dos motores do crescimento de empresas de sucesso como Linkedin, Uber e Pinterest. O mito de que essas organizações explodiram apenas por serem fruto de grandes ideias transformadoras não é verdadeiro. Todas cresceram a partir de muito trabalho com uso de geração e testes de novas ideias para o desenvolvimento e marketing do produto.

Se você conhece o desenvolvimento ágil e a metodologia lean startup (ou startup enxuta), vai reconhecer a familiaridade, pois o que esses métodos fazem para novos modelos de negócios o growth hacking faz para a aquisição e retenção de clientes e aumento de receita.

O método ágil acelera o ritmo do desenvolvimento, além de programar em sprints para testar e aprimorar o produto. O lean startup ou startup enxuta pratica o desenvolvimento acelerado, testes frequentes e inclui o MVP (mínimo produto viável) no mercado para coleta de feedback dos clientes. O Growth Hacking usou os dois métodos como base agregando um ciclo contínuo de aprimoramento para crescer a base de clientes e receitas.

Quem pode trabalhar com Growth Hacking?

O Growth Hacking transpõe barreiras entre departamentos e cria equipes multifuncionais e colaborativas com experiência em analytics, engenharia, gestão de produtos e marketing. Uma equipe de growth pode exercer o trabalho contínuo de crescimento ou atuar em uma necessidade específica. Além disso, as equipes também podem ser compostas por profissionais que já atuam na empresa ou um time contratado somente para isso.

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Não é necessário montar grandes estruturas, caso a empresa não tenha fôlego financeiro para tal. Um bom caminho, nesses casos, é que o fundador da empresa e os poucos profissionais existentes, independe da área, adotem o método.

Uma missão do time de growth é detectar todo e qualquer potencial de crescimento por meio do uso contínuo de testes e ajustes no produto ou na mensagem ao usuário.  Além disso, o time deve buscar novas oportunidades de desenvolvimento por meio de análise de comportamento e feedback dos clientes.

Em empresas em que o Growth Hacking é considerado fundamental ao negócio, as equipes são compostas por diversos profissionais e divididas em especialidades como conquista e retenção de clientes via um canal específico como o mobile, operações de SEO/SEM, recuperação de usuários, onboarding, etc.

O que muda no Marketing tradicional?

As técnicas de marketing tradicionais, como anúncios publicitários impressos ou na televisão, continuam sendo opções caras e cada vez menos vistas pela audiência que, hoje, é muito fragmentada.

Além disso, o crescimento da população conectada ao mundo digital fez crescer o volume de publicidade nessas plataformas. Hoje, os anúncios digitais precisam disputar a atenção do usuário em um ambiente muito competitivo. Adicionalmente, o domínio da tecnologia fez com que consumidores aprendessem formas de bloquear anúncios.

Além disso, piora o cenário da publicidade o uso cada vez maior dos streamings, que contribuem para transformar os tradicionais comerciais em modelos ultrapassados.

Neste cenário, o growth hacking testa ideias promissoras em ritmo acelerado e as avalia com métricas objetivas permitindo que se descubra quais ideias têm valor e quais não. Assim, ele substitui ações de marketing que podem estar equivocadas, com alto custo e eficácia duvidosa por alternativas fundamentadas em dados e testadas.

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No processo de ciclo contínuo de aprimoramento e a iteração acelerada, o growth derrubou barreiras entre o marketing e a engenharia para criar mecanismos de marketing integrados ao produto.

O Growth Hacking não promove milagres e nem pode ser aplicado como mágica por um só profissional. No entanto, uma equipe multidisciplinar de crescimento trabalhando de forma integrada pode proporcionar o acúmulo de pequenas vitórias que, somadas, promovem transformações em empresas.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais?
Confira o livro do CEO e fundador da GrowthHackers.com, a maior comunidade de growth hackers, Sean Ellis.

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