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Pergunta frequente entre os empreendedores e executivos que precisam priorizar em qual rede social devem concentrar os esforços de criação de conteúdo, a resposta depende do tipo de público e resultado esperado. Uma coisa é certa, a transformação digital mudou o comportamento do consumidor e vem tornando interações e compras físicas em virtuais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Raydiant, 40,3% dos entrevistados diminuíram significativamente suas compras físicas desde a pandemia do coronavirus em favor das compras online. De acordo com a Insider Intelligence, só em 2022, as vendas globais através de plataformas de e-commerce bateram US$ 5 trilhões e a previsão é de que, em 2025, esse número ultrapasse US$ 7 trilhões.

Todas essas mudanças trouxeram a oportunidade para empresas, independente do seu porte, aumentarem suas vendas e sua visibilidade enquanto marca com um bom planejamento digital. Com 4,76 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, o equivalente a 59,4% de toda a população mundial, a busca pela retenção de atenção nesses espaços vem sendo cada vez mais relevante para se manter no mercado.

Continue lendo o artigo para entender em qual rede social é importante sua empresa estar em 2023.

Quais redes sociais estão em alta em 2023?

Alguns dados podem nos ajudar a responder quais redes sociais estão em alta em 2023:

  1. O Facebook tem 2,958 bilhões de usuários ativos mensais
  2. O alcance potencial de publicidade do YouTube é de 2,514 bilhões
  3. WhatsApp tem pelo menos 2 bilhões de usuários ativos mensais
  4. O Instagram tem 2 bilhões de usuários ativos mensais
  5. O alcance potencial total de anúncios no LinkedIn é de 849,6 milhões
  6. Os anúncios do TikTok podem atingir potencialmente 1,051 bilhão de adultos com mais de 18 anos a cada mês
  7. Telegram tem 700 milhões de usuários ativos mensais
  8. O alcance potencial de publicidade do Snapchat é de 635 milhões
  9. O alcance potencial de publicidade do Twitter é de aproximadamente 556 milhões
  10. O Pinterest tem 445 milhões de usuários ativos mensais

Você pode dedicar esforços maiores para determinadas redes sociais para atingir seu público de forma mais assertiva de acordo com seu objetivo, pois as formas de disseminação do conteúdo e as ferramentas disponíveis em cada rede são diferentes.

Fonte: Relatório realizado pela Kepios e GWI

Mas como saber qual rede social é a melhor para a minha empresa?

Para responder essa pergunta é preciso analisar demanda, público, produto ou serviço ofertado e particularidades de cada rede sociais. Veja algumas dicas importantes que irão te ajudar a definir as melhores redes sociais para a sua marca.

  1. Conheça seu Público

Se seu público-alvo são mulheres donas de casa, provavelmente investir em conteúdo para o LinkedIn, que é uma rede social corporativa, não é a melhor abordagem, não é?

Para desenvolver uma comunicação estruturada e eficiente, é importante conhecer seu público, saber quais são as suas necessidades, estruturar como sanar suas demandas e entender como ele consome cada rede social. Nesta etapa, sugerimos utilizar ferramentas de mapeamento de público-alvo e personas.

  1. Identidade Visual e Verbal

Planejar a identidade Visual do conteúdo a ser difundido é fundamental e isso não quer dizer publicar somente conteúdos “layoutados”. O estilo de fotos, filtros utilizados, tipografia e fundos nos casos de criação de layouts contribuem para o construir o posicionamento de marca (mesmo que sua marca seja uma pessoa!).

Muitos deixam de lado, mas a identidade verbal define como você se comunica verbalmente com seu público. Sua marca se posiciona como um consultor ou como um amigo? Ela “fala” formalmente ou coloquialmente? A identidade verbal também é fundamental para construir o posicionamento.

  1. Particularidades de cada Rede Social

As redes sociais funcionam com algoritmos, que são popularmente conhecidos como os “robôs”. Cada algoritmo determina como será a entrega do conteúdo para os usuários das redes sociais. Saber como funciona cada algoritmo é fundamental para planejar e desenvolver o calendário de conteúdos.

Também é importante perceber qual tipo de conteúdo está gerando mais engajamento no momento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, em 2021, 63% dos investimentos em publicidade foram feitos em vídeo. Isso pode ser explicado pelo aumento no consumo desse formato. Só entre os jovens (de 15 a 19 anos) a trend dos vídeos curtos vem se popularizando e já é consumida por 77% dos indivíduos desse grupo.

Outra informação da pesquisa é que publicações que possuem rostos têm 38% mais chances de receber curtidas e 32% mais chances de atrair um comentário do que publicações sem rostos. Por isso, a dica é humanizar seu conteúdo. Não tenha medo de aparecer!

  1. Conteúdo é tudo

59% dos consumidores procuram postagens que ensinam algo a eles. É isso que diz um estudo do Sprout Social. Esse mesmo estudo traz outros dados relevantes a respeitos dos consumidores, como:

  • 72% dos consumidores querem descontos ou promoções
  • 60% dos consumidores querem postagens que mostrem novos produtos/serviços
  • 56% dos consumidores querem postagens que entretenham
  • 49% dos consumidores querem postagens que inspirem
  • 41% dos consumidores querem postagens sobre os acontecimentos da empresa

A partir dessas informações é possível entender e planejar quais tipos de conteúdo a sua marca pode produzir.

Agora que você já entendeu como descobrir a melhor rede social para a sua empresa, está na hora de botar a mão na massa. Se você não sabe como planejar e executar as suas ações de marketing digital e criação de conteúdo precisa de uma ajuda extra, a EGD é a escolha perfeita para o seu negócio!

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