A Cyber Monday é um dia especial de ofertas criado com o objetivo de incentivar o comércio eletrônico na segunda-feira seguinte à Black Friday. Em geral, a Cyber Monday traz mega promoções on-line e atende os consumidores que não querem saber de multidões, filas quilométricas e compras presenciais típicas da sexta-feira anterior.
O que você vai ler neste artigo?
- A diferença entre Black Friday e Cyber Monday
- Oportunidades da Cyber Monday para o seu negócio
- Os produtos mais procurados na Cyber Monday
- Cases de marcas brasileiras para essas datas
A diferença entre Black Friday e Cyber Monday
Como mencionamos no início do texto, a Black Friday e a Cyber Monday são datas criadas nos Estados Unidos que ofertam descontos agressivos para os consumidores.
A Black Friday foi criada durante durante o século XX, mas só passou a ser conhecida como tal durante as décadas de 1980 e 1990. A comemoração ocorre na quarta sexta-feira do mês, após o feriado de Dia de Ação de Graças, uma das datas mais tradicionais do calendário norte-americano. O sucesso da Black Friday foi tanto que a tradição de vendas se estendeu para outros países, mesmo aqueles que não possuem o feriado de Ação de Graças tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, como aconteceu com o Brasil em 2010.
A Cyber Monday (em tradução livre, “Segunda Cibernética”) surgiu em 2005, nos Estados Unidos, como um dia de descontos agressivos no varejo on-line. De acordo com a Federação Nacional de Varejo dos EUA, a segunda-feira pós Black Friday era um dos melhores dias de venda para o comércio eletrônico no país. Dessa forma, a Cyber Monday foi criada para impulsionar – ainda mais – as vendas virtuais.
Desde então, a data passou a ser considerada uma extensão da Black Friday e uma ótima oportunidade para os negócios que querem aproveitar o interesse do consumidor em compras on-line e liquidar produtos que não foram vendidos na Black Friday. No Brasil, a data ganhou relevância em 2012 e vem crescendo ano após ano. Um dado que comprova isso é o balanço de vendas do comércio eletrônico em 2021, que foi de R$827,4 milhões, um aumento de 17,7% em relação a 2020, segundo dados da Neotrust.
Oportunidades da Cyber Monday
Confirmando o sucesso do calendário de promoções, em 2022, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que as vendas dos e-commerces cheguem a R$6,05 bilhões.
Segundo Renata Castello, diretora da EGD Comunicação, as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday ativam os consumidores de inúmeras formas. “O gatilho mental de escassez é muito usado nessa época. O consumidor fecha a compra do produto ou serviço que têm necessidade ou deseja pela significativa redução do preço e, ainda, por saber que a promoção é temporária e dura enquanto houver estoque”.
Renata alerta ao consumidor para fazer o equilíbrio entre segurar a emoção da compra para não cair em furada, mas não ponderar demais e perder a oportunidade. Outra dica fundamental em tempos de crise econômica é aproveitar a Cyber Monday para garantir os presentes de Natal, que acontece em menos de um mês. “Fique atento ao informado na data de entrega dos produtos, pois o alto volume de vendas torna a logística de entrega das empresas mais complexa”.
Os produtos mais procurados da Cyber Monday
Como a Cyber Monday é focada no comércio eletrônico, alguns produtos ganham destaque de vendas nessa data. De acordo com dados do site Cyber Monday Brasil, em 2021, essa foi a lista de produtos mais procurados pelos consumidores no ambiente digital:
– Notebooks
– Smartphones
– Games
– Gadgets
– Aspirador de pó portátil
– Smart TVs
– Assistentes virtuais
– Kindle (leitor digital)
Marcas brasileiras que fizeram sucesso na Black Friday e na Cyber Monday
1. Magazine Luiza
No ano passado, a marca utilizou lives apresentadas por Anitta e Luciano Hulk, com a participação de celebridades populares como Luísa Sonza, Zé Vaqueiro e Gloria Groove. A ideia era levar entretenimento e, ao mesmo tempo, atrair os telespectadores para comprar produtos no app da loja. Este ano, a Lu do Magalu trouxe novamente a Black das Blacks com descontos agressivos. Além das promoções durante todo o mês de novembro, a rede varejista focou no evento da Copa do Mundo através da ativação “Troca Tudo”, sugerindo que o consumidor troque seus eletrônicos por novos com desconto para assistir os jogos.
2. Casas Bahia
Seguindo a mesma linha da marca anterior, o CB da Casas Bahia prometeu até 80% de desconto em seu site com um bônus verde e amarelo na ação que nomearam de “Gol de Pix”: o consumidor tem chance de ganhar um pix na sua conta a cada gol de diferença do Brasil.
3. Mercado Livre
Aproveitando o crescimento do TikTok, a marca baseou sua campanha no formato dos conteúdos criados nesta rede social, trazendo influencers para falar sobre “achadinhos” e descontos de até 80% no aplicativo no formato de notícias ou, como a marca chamou, “Breaking News”.
4. Reserva
No mundo da moda, a Reserva trouxe o próprio nome e o clima de Copa como foco da sua campanha de “Best Friday”. A marca criou um documentário, que está sendo divulgado aos poucos nas redes sociais, sobre jogadores “que viraram o jogo e colocaram seus nomes na história saindo do banco de reserva”.
5. Di Blasi
A rede de franquias de pizza promoveu uma campanha 100% digital de geração de lead através de tráfego pago. O consumidor ganha um cupom de 30% de desconto ao preencher um rápido formulário. Assim, além de alcançar um novo público, a marca gera mais dados sobre seus consumidores e os utiliza para Gestão de Relacionamento com o Cliente.