Febre da geração Z, o Tik Tok é uma a rede social que permite que seus usuários façam rápidas edições de vídeo de até 15 segundos, publiquem e compartilhem. As postagens mais populares incluem danças, dublagem de músicas e conversas, desafios, vídeos de maquiagem, antes e depois, etc. São inúmeros formatos musicalizados que, quando populares, são reproduzidos sucessivamente pelos seus 800 milhões de usuários.
Criado na China em 2016 e batizado como “Douyin”, foi comprado em 2017 pela plataforma Musical.ly e, desde 2018, seguem fundidos em um. Pela sua relevância e nacionalidade, o Tik Tok acabou despertando a fúria do presidente Donald Trump.
Com marcos como mais de 2 bilhões de downloads, app mais baixado do primeiro trimestre de 2020 e valor de mercado de sua empresa fundadora, a ByteDance, de mais de US$100 bilhões segundo a Financial Times, o Tik Tok causou desconforto ao presidente norte-americano. Trump alega que, com essa capacidade de armazenamento de dados, informações sobre a segurança nacional podem cair nas mãos do governo chinês.
Não está muito claro se Trump pode realmente cancelar o Tik Tok nos Estados Unidos, mas, uma solução para acalmas os ânimos e manter a rede social em terras gringas seria vender parte de sua operação no país para uma empresa originalmente made in usa. A Microsoft já fez sua proposta de aquisição, cabe a nós acompanhar o desenrolo da história.
Marcas atentas ao sucesso
Focado no desenvolvimento no Brasil, um dos países com mais uso de redes sociais no mundo, o TikTok desenvolveu o “TikBônus”, uma recompensa em dinheiro para o usuário que cumprir metas e indicar outras pessoas a fazer o download do app. O novo usuário ganha R$1,10 para utilizar na rede social enquanto o indicador recebe R$2 e continuam a utilizar ao longo do uso.
Hoje, o aplicativo 800 milhões de usuários ativos diariamente. Focado no desenvolvimento no Brasil, um dos países com mais uso de redes sociais no mundo, o TikTok desenvolveu o “TikBônus”, uma recompensa em dinheiro para o usuário que cumprir metas e indicar outras pessoas a fazer o download do app. O novo usuário ganha R$1,10 para utilizar na rede social enquanto o indicador recebe R$2 e continuam a utilizar ao longo do uso.
Com o crescimento do número de usuários, não demorou para influenciadores e as marcas começaram a criar seus perfis na rede. Corinthians, Amara, Santander, Guanará Antártica, Leite Moça são alguns dos exemplos de marcas criadoras de conteúdo para divulgação seus produtos e manutenção de consumidores.
É importante atentar que não basta criar um conteúdo em vídeo e publicar na rede. Com a geração Z e os millenials dominando a rede e criando muito das próprias casas, a criação de conteúdo precisa jogar a regra do jogo! Dinamismo, humor, criatividade e interatividade, muitas vezes, contam mais pontos do que megaproduções.
Outro ponto fundamental para marcas é ter coragem de ousar, calcanhar de Aquiles dos gestores. Ousadia pressupõe a possibilidade do erro. Não há garantias de que seu conteúdo no Tik Tok vai disseminar (ou, para usar uma expressão mais antiga, “viralizar”) e trazer o retorno prometido. Uma garantia maior pode ser utilizar o Influenciador para fazer o papel da Criação.
E, mais garantido ainda é consumir o próprio Tik Tok para sempre, sempre, sempre entender o perfil comportamental do seu consumidor.