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A Pantone®, uma autoridade no segmento de design e cores, realiza, todos os anos, pesquisas meticulosas e analíticas para eleger a Cor do Ano. Este processo vai muito além de simplesmente selecionar uma tonalidade; é uma análise completa do complexo cenário cultural, social e estético que influencia nossas visões atuais.

Em dezembro deste ano, a Pantone® anunciou a cor que guiará as paletas e inspirará inovações visuais em 2024: o Peach Fuzz. A cor, que conversa com o tom da fruta pêssego, cria uma estética romântica de maneira que evoca uma sensação de nostalgia, ao mesmo tempo em que se projeta no futuro, criando uma visão que ultrapassa as fronteiras do tempo.

Continue lendo o artigo para saber mais informações sobre o tema.:

  1. O que é “pantone”?
  2. Como a Pantone® seleciona a “Cor do Ano”?

             2.1. O processo de escolha
             2.2. Alguns resultados

  1. Qual foi a Cor do Ano de 2024?
  2. Por que essa escolha é importante para o meu negócio?

 

O que é “pantone”?

Com essa pergunta, você pode estar se referindo a duas coisas diferentes.

A Pantone® é uma empresa com sede em Nova Jersey que foi fundada por Lawrence Herbert, em 1963. Ele era um especialista no segmento de cores e criou um sistema de identificação e combinação que revolucionou a percepção de profissionais acerca do tema.

O sistema criado foi chamado de PMS (Pantone Matching System) e se popularizou como “pantone”, mesmo nome da empresa, e é materializado em forma de leque ou chip, sob a perspectiva de que cada indivíduo vê e interpreta o espectro de cores de maneira diferente. Ele é composto por um sistema numérico que identifica as cores com muita precisão, de maneira padronizada, apresentando paletas que se combinam de forma única.


Exemplo de escala de cores do sistema pantone.

A maioria das cores pantone não pode ser replicada pelo sistema CMYK, que produz cores através da mistura de quatro pigmentos. Isso quer dizer que as cores pantone são pigmentos únicos, que proporcionam uma fidelidade muito maior de cor em impressões gráficas. Logo, para utilizá-las, é preciso comprar a tinta correspondente e seguir integralmente o guia de fórmulas oferecido pela empresa.

 

Como a Pantone® seleciona a Cor do Ano?

O processo de escolha

Em 1999, a Pantone® criou o programa educacional Pantone Cor do Ano, através do qual estudiosos de design e outros profissionais interessados pelo tema realizam muitas pesquisas ao longo de todo o ano, em busca de uma cor que represente, ao máximo, a cultura global naquele contexto.

Segundo Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone Color Institute, seu time global de especialistas faz “uma varredura do mundo”. Alguns critérios considerados para a escolha são: moda, design, coleções de arte, filmes em produção, novos artistas expoentes, novos lifestyles e condições socioeconômicas do contexto. Em resumo, tudo o que estiver acontecendo no planeta durante o ano pode influenciar na seleção. 

Ela também afirma que não existe nenhum viés comercial em qualquer momento das pesquisas ou dos debates sobre a escolha da Cor do Ano. Vale ressaltar que essa decisão é tomada após longas e diversas conversas.

 

Alguns resultados

Para facilitar a compreensão do significado por trás das escolhas das Cores do Ano, a EGD trouxe um levantamento das cores escolhidas na última década:

Retrospectiva das Cores do Ano escolhidas pela Pantone®  de 2012 a 2023.

 

Os anos 2016 e 2021 se destacaram por, excepcionalmente, apresentarem duas cores do ano. A PANTONE Cor do Ano 2016, por exemplo, foi uma união entre duas cores, PANTONE 13-1520 Rose Quartz e PANTONE 15-3919 SERENITY, que buscou refletir a conexão e o bem-estar, assim como trazer uma sensação suave de ordem e paz, de maneira a associar as cores ao antídoto para o estresse moderno, e até à busca por igualdade e fluidez de gênero. Em 2021, a intenção foi transmitir solidez e otimismo, encorajando firmeza e resiliência.

A PANTONE Cor do Ano 2022 foi escolhida para remeter à fusão entre os mundos digital e físico, no contexto da pandemia da COVID 19. É uma forma de representar as transformações sociais após a pandemia, também conhecidas como “o novo normal”. A Pantone® o apresenta como “o mais feliz e caloroso dos azuis”. 

Já a PANTONE Cor do Ano 2023, Viva Magenta 18-1750, semelhante à cor marsala, deseja expressar força, coragem e determinação, presentes na natureza. Deve ser vista como um vermelho animado, que incentiva a experimentação e a auto expressão, sem restrições.

 

Qual foi a Cor do Ano de 2024?

A cor escolhida foi a PANTONE 13-1023, também conhecida como Peach Fuzz (“Penugem de Pêssego”, em português), com o objetivo de exprimir nosso desejo de nos nutrirmos e de nutrir os outros. Deve ser vista como uma cor que possui uma aura cativante, capaz de enriquecer nossa mente, corpo e espírito, e refletir nossa vontade de proximidade e conexão. 

A cor também expressa elegância e modernidade. Romântica, também deseja refletir o passado, em que “os dias eram muito mais simples”, apesar de ter sido remodelada para estar de acordo com o contemporâneo.

Cor do Ano 2024.

O objetivo da Pantone® foi evidenciar a importância da vida comunitária e de estarmos na companhia de outras pessoas.

 

Por que essa escolha é importante para o meu negócio?

Acompanhar as Cores do Ano da Pantone® traz benefícios em diversas áreas para os negócios. Em primeiro lugar, o instituto faz, durante um ano, uma análise completa (e bem rápida de se ler) sobre as tendências de design e estilo e, principalmente, da sociedade global, que podem ser levadas em consideração no momento de desenvolvimento de produtos ou estratégias de marketing de sua empresa. 

Além disso, usar a Cor do Ano de forma inovadora pode diferenciar sua marca da concorrência. Diversos segmentos podem criar produtos fazendo uso da cor do ano. Marcas de vestuário, por exemplo, podem lançar peças na paleta da cor Peach Fuzz e mesclar o vintage com a contemporaneidade, acompanhando o conceito por trás da escolha da cor. Designers de interiores podem criar projetos com estéticas mais românticas, usando tons de branco, dourado, rosa e, especialmente, pêssego.

E mesmo que seu público não saiba qual é a Cor do Ano, ou sequer conheça a Pantone®, cores têm o poder de evocar conexões emocionais. Explore o conceito e a paleta oferecidos pela Pantone® e pense em novas formas de atrair público e fidelizar seus clientes.

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