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Um evento que, inicialmente, se tratava apenas da comemoração de um aniversário, se tornou uma das maiores oportunidades para que marcas e celebridades se conectem e engajem o público. A Farofa da Gkay, realizada desde 2017 pela influenciadora digital Gessica Kayane, já ganhou até documentário mostrando sua história e os bastidores da festa de 2021. Na última edição, foram gastos R$2,8 milhões para organizar e tirar do papel as ideias planejadas para os três dias de evento que unificou o ambiente online com o offline e trouxe mais de 680 mil seguidores para a rede social de Gkay.

Os números impressionantes da Farofa da Gkay em 2022

Para o evento deste ano, que acontecerá de 5 a 7 de dezembro em um resort de Fortaleza (CE), Gessica e sua equipe planejaram um orçamento com custo de R$ 8 milhões. O convite veio em um saco de lixo, com inspiração na grife Balenciaga. Estão confirmadas as presenças de celebridades como Anitta, Wesley Safadão, Pabllo Vittar, Ivete, Alok e nomes internacionais ainda não divulgados.

Segundo Renata Castello, especialista em marketing e diretora da EGD Comunicação, entre os principais ganhos do patrocínio do evento estão atrelar sua marca ao tema e valores dele, aumento de visibilidade da marca, possibilidade de relacionamento com o público-alvo, vendas diretas, proposta de experiências. Cada uma dessas ações pode estar associada a uma etapa do funil de vendas.

Algumas perguntas que podem guiar a avaliação do patrocínio:

▪ Quais os benefícios para a minha marca com esse patrocínio?

▪ Meu público-alvo estará no evento ou se relaciona com ele de alguma forma?

▪ Quais métricas usarei para medir o retorno do investimento?

▪ Poderei coletar dados valiosos para a minha marca?

▪ Quais ações meus concorrentes pretendem fazer?

▪ Qual o alcance do evento?

Um case dentro de um case

Com tanta visibilidade ao redor da Farofa da Gkay, o evento deste ano teve participação em outra festa: o aniversário da AliExpress. A campanha de publicidade, chamada de Farofa do Ali, ganhou cinco dias de promoções, festa em uma ilha no metaverso com lives de famosos, transmitida pelas redes sociais da marca, e R$8 milhões distribuídos em prêmios. A Farofa do Ali se conectou ao evento de origem através da hashtag #DesafioFarofaDoAli, onde os consumidores compartilharam um produto que levariam para a Farofa da Gkay e os 25 melhores vídeos receberam convites para a festa.

O evento de, literalmente, milhões tem muito a ensinar sobre marketing.

Listamos 3 lições farofeiras:

1. A importância da exclusividade e do senso de pertencimento

Para estar na Farofa da Gkay é preciso ser amigo íntimo da influencer ou uma celebridade, e isso faz com que todos queiram receber o convite para o evento.

2. Publicidade espontânea tem o poder de furar bolhas

Se você é convidado para um dos eventos mais noticiados do país, com certeza irá querer falar sobre ele nas suas redes sociais. A publicidade espontânea feita pelos convidados dos mais diversos meios (música, televisão, futebol, por exemplo) consegue atingir públicos que, muitas vezes, não acompanhavam a influencer, mas passam a segui-la por ter visto seus ídolos na festa. Só no ano passado foram 66 milhões de pessoas impactadas virtualmente.

3. Aproveite o frisson

Segundo a própria Gkay, algumas marcas já estão interessadas em patrocinar o evento com a intenção de torná-lo aberto ao público. Desta forma, o senso de pertencimento poderia ser ampliado também aos seguidores das celebridades convidadas e marcas participantes.

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