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Você já comprou um produto ou serviço a partir da indicação de um amigo ou familiar? Se a resposta é sim, podemos dizer que você foi impactado por algo muito parecido com o Marketing de Influência. 

Como o nome sugere, essa estratégia conta com a influência de terceiros para alavancar uma marca e chegar a mais pessoas e o seu diferencial é a possibilidade de criar um forte laço com o consumidor que passa a confiar na sua proposta através da opinião desses influencers.

De acordo com uma pesquisa da Tomoson, o marketing de influência foi classificado pelos profissionais como o canal mais rápido para atrair clientes on-line, superando a pesquisa orgânica, a pesquisa paga e o marketing por e-mail. No entanto, antes de olharmos como o marketing de influência pode ser usado no seu negócio, precisamos entender um fenômeno que faz com que essa ferramenta exista e seja cada vez mais utilizada: a economia de criadores (ou creator economy).

O fenômeno do Creators Economy (ou Economia de Criadores)

O que antes se resumia à contratação de influenciadores para criar posts pagos para grandes marcas, hoje vai além e já movimenta mais de R$ 70 bilhões por ano, segundo dados da CB Insights. O termo “creator economy”, ou Economia de Criadores, está por trás desse número, trazendo uma nova forma de se conectar com o público através de pessoas que criam identificação e influenciam nichos específicos de seguidores.

Esse movimento, formado por curadores e construtores de comunidades, incluindo influenciadores de mídia social, blogueiros e videomakers, já possui 50 milhões de criadores (ou “creators”), que estão espalhados pelas diversas redes sociais, e mais de 220 plataformas digitais.

Dado para ficar ligado: existe uma mudança notável nas aspirações de carreira da Geração Z. Até 29% dos estudantes americanos não querem mais se tornar banqueiros, médicos ou advogados. Em vez disso, eles aspiram se tornar… Criadores. Nas taxas atuais, essa tendência pode levar a uma mudança geracional na força de trabalho global.

De um lado existem esses criadores de conteúdo interessados em compartilhar assuntos, serviços e produtos pelos quais eles se interessam. Do outro, existem cada vez mais marcas buscando atingir novos consumidores de uma forma mais orgânica e verdadeira, criando uma comunidade engajada ao redor do universo da marca. 

É importante levar em consideração que a Economia de Criadores vai além da relação de influenciadores com marcas, apesar de grande parte da receita dos influenciadores ainda vir delas. Segundo dados da CB Insights, a receita mais alta para os criadores pesquisados:

  • 77% vem de negócios com marcas
  • 5% vem de receita de compartilhamento de anúncios
  • 5% não tem nenhuma receita ainda
  • 5% começou marca própria
  • 3% vem de dicas monetárias
  • 2% vem da venda de cursos
  • 1% vem de assinaturas

Remuneração da economia de criadores

Fonte: CB Insights

Marketing de influência, economia de criadores e as redes sociais

Com o avanço da internet e a massificação das redes sociais, mais pessoas tiveram a oportunidade de expor suas habilidades e opiniões enquanto criadores. Por isso, o Marketing de Influência e a economia de criadores se apoiam, muitas vezes, nas plataformas digitais como as redes sociais (Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn) e serviços de streaming ao vivo para se conectar com seus públicos.

Um exemplo da relevância da conexão entre creators e plataformas digitais são as constantes atualizações destas para atenderem e estimularem que as pessoas se tornem criadores. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, vem criando um conjunto de ferramentas para influenciadores, como lojas de criadores, links de afiliados nativos e um mercado para conectar influenciadores a marcas, tornando possível capitalizar essas oportunidades. 

Dizem por aí que parte das atualizações feitas pelo grupo de Mark Zuckerberg foram feitas para não ficarem para trás em relação ao maior concorrente do momento, o TikTok. A rede social vizinha já construiu um mercado nativo para conectar anunciantes com criadores e também lançou um fundo de US $200 milhões para investir em seus principais criadores. Já o YouTube, além de pagar a receita de anúncios, também criou um fundo de US $100 milhões para criadores do Shorts.

Neste cenário promissor para criadores e marketing de influência, como a sua marca pode se apropriar disso? Continue lendo o nosso artigo para entender os principais motivos para investir em Marketing de Influência.

Quando investir no Marketing de Influência?

Agora que você já entendeu a força da economia de criadores e como ela está relacionada ao Marketing de Influência, chegou a hora de entender se essa estratégia cabe dentro do planejamento do seu planejamento de marketing. Se você está buscando, entre outras coisas:

  • Aumentar o reconhecimento da sua marca;
  • Ampliar seu engajamento e a confiança do público;
  • Alcançar novos consumidores ou um nicho específico do mercado…

Aderir a esse movimento pode ser uma boa ideia.

Por onde começar?

Não é necessário investir uma grande quantia para colocar essa estratégia em prática e aderir ao creator economy. O primeiro passo é ter objetivos claros, estudando como de fato essa ação pode converter positivamente para o seu negócio. Além disso, conhecer seu público é fundamental para encontrar os influenciadores certos para a sua marca.

Para se diferenciar de uma propaganda comum feita pela própria marca, como as que vemos na televisão, é importante que o influenciador escolhido e seus seguidores tenham ligação e interesse no produto a ser vendido. Dessa forma, além de novos consumidores a sua marca poderá construir uma comunidade.

Ao contrário do que muitos podem pensar, nem sempre o criador de conteúdo com o maior número de seguidores é o melhor para divulgar a sua empresa. Em muitos casos, fazer parcerias com influenciadores menores, também conhecidos como microinfluenciadores, pode ser um melhor investimento. Isso porque pessoas “comuns” tendem a ter mais credibilidade do que grandes nomes, como atrizes e músicos famosos. A tendência é que quanto mais próximo da vida real o influenciador estiver do público, mais influência ele terá.

Mas se a sua empresa busca uma estratégia personalizada para minimizar perdas e realizar investimentos com retorno, a EGD pode te ajudar a pensar em como inovar e se manter relevante em um mundo onde tudo muda. Entre em contato e conheça a nossa metodologia orientada para o cliente final!

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