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Se você está acompanhando as mudanças no marketing já deve ter ouvido falar sobre Marketing 5.0. O estudo aborda a integração da inteligência humana com a tecnologia e suas novas possibilidades dentro da especialidade. É um conhecimento fundamental para quem deseja estar atualizado sobre marketing e sobre os caminhos atuais dessa especialidade e tendências para o futuro. Venha conhecer!

Philip Kotler, uma das maiores autoridades do Marketing, atualiza seu trabalho de reconhecimento internacional ao lançar o Marketing 5.0. O estudo, compilado no livro lançado em 2021, acompanha os novos tempos ao abordar os avanços tecnológicos, as alterações no comportamento do consumidor e as mudanças nos modelos de negócios.

E se você ainda não está por dentro dessas mudanças e deseja se atualizar, temos muito o que conversar! O Marketing, assim como outros campos de atuação, caminha (ou melhor, corre!) para um processo de inserção de tecnologia cada vez maior. Algumas técnicas tradicionais, como os 4Ps e o Modelo STP (segmentação, target, posicionamento), seguem firmes e forte como clássicos universais, mas as novidades definitivamente valem a pena serem conhecidas.

As evoluções do estudo de marketing podem ser divididas em blocos. Enquanto o Marketing 1.0 se concentra no produto, o Marketing 2.0 foca em entender o cliente e o Marketing 3.0 aborda também o cliente, mas de forma mais emocional, sensorial e completa. Segundo o próprio Kotler, essa tríade encerrou os estágios tradicionais do marketing.

A partir do Marketing 4.0, os estudos passam a incluir frameworks de marketing para um mundo digital e físico, além de pontos de contato com o cliente contemplando esse novo meio híbrido, ainda que a tecnologia seja mais básica quando comparada à atualidade. É interessante ressaltar a diferença entre os temas “Marketing Digital” e “Marketing para um mundo digitalizado”. O último campo não aborda somente as mídias e canais, mas sim uma estrutura mais completa que contempla presença omnichannel online e o offline.

Chegamos, então, ao Marketing 5.0! Esse conceito navega no cenário de:

  • Distribuição de riqueza desigual, causando comportamentos de consumo extremamente diferentes. Enquanto o mercado de luxo e o mercado lowprice crescem, o middle tende a reduzir;
  • Divisão na população entre indivíduos que percebem a digitalização como uma coisa benéfica e prospera e os que não se sentem confortáveis e a relacionam com malefícios como a redução de empregos e violações de privacidade;
  • Gaps geracionais nunca antes vistos, com Baby Boomers e Geração X ocupando cargos de liderança e detentora do maior poder de compra, mas geração Y e Z se afirmando como novos líderes com relativo poder de compra. Aqui, vale a reflexão e avaliação desses executivos como tomadores de decisões para um consumidor que é, em muitos casos, bem diferente de si mesmo.

O que é o Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologia para criar, comunicar, entregar e gerar valor na jornada do consumidor. Tecnologias como Inteligência Artificial (AI), natural language processing (NLP), sensores, robótica, realidade aumentada (AR), Internet das Coisas (IoT) e blockchain são os facilitadores e seguem em desenvolvimento para, cada vez mais, simular as capacidades de um profissional de marketing. Por exemplo, quando se usa AI para ofertar o produto que um cliente procura ou análise de big data para personalizar a estratégia de marketing – hoje conhecida como “segments of one”. Com machine learning, o Marketing pode prever se um produto vai ter sucesso de mercado através de algoritmo. Essas tecnologias, portanto, ajudam a pularmos várias etapas do processo de desenvolvimento de produto, promoção, etc.

Como a tecnologia pode aprimorar o Marketing

– Tomando decisões baseadas em Big Data

A big data é um dos subprodutos mais importantes da digitalização. Qualquer ponto de contato com o cliente – como pesquisas de internet, retorno de ligações de call center, trocas de e-mails, interações de redes sociais, entre outros – podem ser mapeadas e virar fonte de informação e insumo para a tomada de decisão.

– Prever resultados de estratégias e decisões de Marketing

Com inteligência artificial embasada por análise de dados, é possível mapear padrões, otimizar e prever resultados antes mesmo do lançamento do produto ou de campanhas.

– Trazendo experiências digitais para o mundo físico

O mapeamento do comportamento dos usuários permite novas experiências customizadas e personalizadas a cada consumidor. Além disso, a Internet das Coisas faz com que empresas possam criar pontos de contatos físicos a partir das preferências mapeadas no meio digital.

– Aumentando a capacidade de geração de valor pelos profissionais de marketing

Em vez de serem comprometidos com o debate máquina x humano, é possível que profissionais de marketing criem uma interação ótima do uso da tecnologia. Chatbots podem otimizar o grande volume de interações com usuário, inteligência artificial com programação neurolinguista (NLP) podem mapear reações, inteligência artificial e realidade aumentada podem criar mais engajamento com produtos.

– Acelerando o tempo de execução do Marketing

As preferências do consumidor conectado mudam o tempo todo. Para lidar com esse desafio, as empresas podem utilizar o processo ágil do modelo lean statups (ou startup enxuta), que experimentam e validam rapidamente suas ações de marketing. Além disso, os negócios podem aproveitar plataformas open-source e cocriações para acelerar seus processos.

Componentes do Marketing 5.0

Data-Driven: a atividade de colecionar e analisar o big data de fontes internas e externas, bem como construir um sistema de dados que oriente e otimize decisões de marketing

Agile: Uso descentralizado, com time multifuncional para conceituar, desenhar, desenvolver e validar produtos e campanhas de marketing rapidamente.

Aplicações – são conectadas e não excludentes

Predictive Marketing: É o processo de construir e fazer uso de análises preditivas – em alguns casos, com uso de machine learning – para prever o resultado de atividades do marketing antes do lançamento.

Contextual Marketing: A atividade de identificar, traçar e prover interações personalizadas para consumidores utilizando interfaces digitais no meio físico.

Aumented Marketing: É o uso de tecnologia digital para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing com uso de tecnologias que imitam o comportamento humano como chatbots e assistentes virtuais.

Humanos podem entender outros Humanos

É importante ressaltar que o papel do profissional do marketing segue muito relevante e que a humanidade é o foco central do Marketing 5.0. Seu objetivo é criar uma experiência que seja atraente e com menos atritos, com a empresa sendo o balizador entre o uso da inteligência humana e digital. Humanos compreendem humanos e suas várias complexidades e, por isso, os comportamentos de consumo precisam da inteligência humana para serem interpretados.

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