Quer compartilhar?

A Conferência e Festival South by Southwest (SXSW) é um dos principais eventos sobre inovação do mundo que ocorre anualmente e reúne, em seus palcos, discussões sobre tendências de entretenimento, mídia, tecnologia e sobre o próprio futuro. Em 2023, o evento chegou a sua 37ª edição e, entre os seus destaques, trouxe debates sobre a Inteligência Artificial e sua substituição a atividades humanas, assim como resolver possíveis dilemas éticos, morais e legais provenientes dessas novas tecnologias.

Continue lendo o artigo para conhecer mais sobre o SXSW e os destaques da edição de 2023, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de março.

Como surgiu o SXSW?

A primeira edição do SXSW foi realizada em 1987 com o intuito de promover a cena musical de Austin. Ao longo dos anos, o evento cresceu e passou a incluir filmes, música, negócios, tecnologia e mídia interativa, tornando-se um evento multifacetado que atrai participantes de todo o mundo.

O evento vem se tornando cada vez mais popular por suas palestras, workshops e exposições sobre diversos assuntos, incluindo tecnologia, empreendedorismo e inovações para mídias sociais. Esses são alguns fatores que fazem o SXSW ser relevante no cenário mundial e atrair alguns dos maiores nomes da indústria, como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Para ficar de olho: a edição de 2023 teve recorde de brasileiros, com 1.900 inscritos, a maior delegação internacional do evento.

Quais foram os destaques da edição de 2023?

Com um ritmo cada vez mais acelerado, a inovação tecnológica foi pauta principal de palestras e workshops do SXSW, trazendo assuntos como inteligência artificial, realidade virtual e tendências para creators para o centro do debate.

Veja alguns highlights dessa edição:

  1. Inteligência Artificial: Os últimos anos provaram que a IA veio para ficar. Vimos a Inteligência Artificial dominar desde os mecanismos de busca até a arte e a música e, durante esse SXSW, o cofundador e presidente da OpenAI discutiu com profissionais do setor sobre o futuro e as barreiras éticas que acompanham esta nova era de inovação. A conversa trouxe as pesquisas por trás das ferramentas “DALL·E” e “ChatGPT”, que se tornaram tão populares, e sobre o futuro da identidade, da mídia e o que significa ser humano em um mundo de inteligência artificial.
  2. Computação quântica: Assim como a IA, a computação quântica é um dos campos de avanço mais dinâmicos, controversos e debatidos da tecnologia atualmente, sendo uma abordagem revolucionária da computação baseada nos princípios da mecânica quântica. Apesar do potencial para resolver em segundos problemas que atualmente estão fora do alcance dos computadores clássicos (nas áreas de aprendizado de máquina, otimização, simulação e criptografia), essa tecnologia traz riscos e precisa ser desenvolvida com cautela. Nos últimos anos, a computação quântica fez avanços significativos, com empresas como Google, IBM, Microsoft e Amazon investindo pesadamente no desenvolvimento de hardwares e softwares. Em termos práticos, a computação quântica seria capaz de armazenar mais estados por unidade de informação e operar com algoritmos muito mais eficientes a nível numérico.
  3. Privacidade: a privacidade é a capacidade de comunicar e co-criar nossas vidas sem interferência de terceiros, sendo um aspecto fundamental da liberdade. Com base em suas experiências na linha de frente do ativismo e na criação de infraestrutura de privacidade aprimorada, Chelsea Manning e Harry Halpin, da Nym Technologies, apresentaram um plano para uma internet privada por padrão.
  4. Mundos virtuais: Trazendo para essa edição a temática dos metaversos na prática, os participantes foram convidados a viajar para mundos virtuais e experimentar uma ampla variedade de programação XR Experience, uma tecnologia que está reformulando a linguagem de contar histórias. O XR Experience World apresentou uma versão virtual de locais de Austin, flutuando no espaço com recursos novos e exclusivos. Estes espaços ofereceram aos participantes a oportunidade de explorar e se conectar com pessoas de todo o mundo através de realidade virtual, além de experiências como um show imersivo e um concerto musical interativo.
  5. Marketing e publicidade: durante o SXSW também aconteceram conversas com profissionais que estão invertendo o roteiro, criando experiências que envolvem os consumidores, refletindo a convergência de comércio, comunidade, cultura e conteúdo.
  6. Comunidades: o evento trouxe a importância das conexões humanas para as vendas. Trazer o senso de comunidade e compartilhar seu propósito com os consumidores têm se tornado cada vez mais necessários para garantir visibilidade e crescimento para as marcas.

Para se manter sempre atualizado sobre tendências e inovações de marketing como essas, acompanhe as nossas redes sociais!

Quer compartilhar?

Privacy Preference Center