Já parou para refletir quais são as tendências que vão guiar o segmento publicitário nos próximos meses? Recentemente, o portal de notícias Ad Age lançou o artigo “Principais tendências de publicidade a serem observadas em 2024”, que visita momentos importantes de 2023 e aponta expectativas de profissionais da área para o setor esse ano, destacando temas como a inteligência artificial, a expansão do TikTok e a evolução dos dados a partir da desintegração dos cookies.
A EGD, como uma agência de marketing, comunicação e empreendedorismo criativo cuja missão é ajudar negócios a se manterem relevantes em cenários de constante mudança, traz, neste artigo, os pontos mais importantes da análise, para você, empreendedor, começar 2024 atualizado sobre o tema.
Nesse artigo, você vai ler sobre:
- Um resumo de 2023
- Tendências de 2024
2.1. IAs generativas
2.2. As marcas precisam ter valores
2.3. Valorização da experiência presenciais
2.4. Novas formas de anúncio
Um resumo de 2023
2023 foi um ano repleto de acontecimentos marcantes para o mundo da publicidade. Presenciamos a expansão de diversas IAs generativas e do metaverso, que estão sendo cada vez mais implementados nas corporações e rotinas individuais, o retorno de salas de cinema lotadas com pessoas prestigiando filmes de sucesso, a partir do fenômeno “Barbenheimer”, e até a fixação de momentos culturais globais, como a The Eras Tour de Taylor Swift, que, em dezembro, já havia atraído mais de 4,3 milhões de pessoas por todo o planeta.
Os estudantes e profissionais de marketing também observaram um público ansioso por mais experiências e conexões reais com as marcas, respondendo melhor quando há autenticidade e qualidade nas publicidades. Outros dois pontos destacados pelo estudo foram o retorno do tom humorístico em anúncios publicitários e a fortificação da união entre o crescimento dos negócios e o marketing, que tem se tornado eficaz e respeitoso quanto à privacidade do público.
De acordo com o estudo, os temas que definiram 2023 serão impulsionados em 2024. Confira os principais abaixo.
Tendências de 2024
IAs generativas
Segundo a análise, para a publicidade, as IAs estimularam a criatividade e a integração de dados, melhorando a produtividade do profissional de marketing e otimizando os resultados das produções.
É, sem dúvidas, provável que novas ferramentas desse segmento surjam em 2024, e que cada vez mais agências e empresas de marketing e publicidade implementem-nas em suas produções e processos. No entanto, vale ressaltar que é necessário adaptar esse conjunto de novas ferramentas às formas de trabalho já existentes, além de reforçar a ética e necessidade de regulamentação em torno do uso de inteligência artificial.
As marcas precisam ter valores
O público demanda — e continuará demandando — que as empresas sejam explícitas sobre seus valores, como sustentabilidade e diversidade, e como eles impactam positivamente a sociedade. Além disso, cada vez mais, apenas dizer que os temas são relevantes não basta: as empresas precisam divulgar ações efetivas de impacto socioambiental, tornando necessário que adicionem práticas ESG a seus mapas estratégicos.
Adicionalmente, o público busca ações de publicidade humanizadas, que provoquem emoções, como o riso e a nostalgia. Sob essa mesma ótica, as empresas, hoje, precisam ter personalidade e contar com comunicação coerente.
Valorização da experiência presencial
Em 2023, as companhias aéreas estadunidenses registraram números incríveis em relação ao número de viagens realizadas, e esse número tende a se manter alto em 2024. Também pudemos perceber, no último ano, grandes momentos (e movimentos) culturais que reuniram diversas pessoas fora do digital, como o filme da Barbie, que pintou o mundo de cor-de-rosa, e a The Eras Tour da Taylor Swift, que fez com que fãs de diversos cantos do mundo fizessem um movimento de conexão com a troca das “pulseiras da amizade”.
Esses momentos evidenciam a familiaridade do público com o sentimento de nostalgia, considerando que as duas personagens citadas são ícones adorados há muitos anos. Em um cenário pós-pandêmico, conhecer virtualmente ou à distância não é mais suficiente. As pessoas querem se reunir a outras que compartilham gostos semelhantes e celebrar os elementos culturais que gostam e acompanham.
Novas formas de anúncio
Um dos maiores destaques na tecnologia e nos dados previstos para 2024 é o fim dos cookies, que, para muitos anunciantes, representa um empecilho na coleta de dados dos clientes, o que pode parecer um tanto assustador. Porém, nesse ano, iremos observar o aumento de tecnologias de “resolução de identidade”, que permitem conectar pontos entre identificadores (como nome e localidade) de maneira precisa, escalável e compatível com políticas de privacidade, o que ajudará marcas a melhor selecionarem os anúncios que irão aparecer para cada usuário.
Os profissionais de criação são peças cada vez mais importantes nas estratégias gerais de marketing de anunciantes, que fazem uso da produção de conteúdo para aumentar suas vendas, recorrendo, entre muitas plataformas, ao e-mail marketing e às mídias digitais de vídeos curtos, como o Instagram e o TikTok.
Também é apontado que 2024 deve contar com mais ações de marketing de influenciadores, que os conteúdos passarão a ser melhor integrados ao feed de notícias e que vídeos de poucos segundos permanecerão sendo a melhor forma de engajamento nas redes sociais.
Outro ponto reforçado como tendência para 2024 é como o avanço do streaming deve influenciar as marcas, que irão divulgar em cada vez mais meios e produzir campanhas com narrativas cada vez mais emocionantes.
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