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Não há como negar o barulho que o TikTok está fazendo. Ao criar um novo mundo de compartilhamento online, o TikTok permite que os usuários se expressem. Em questão de segundos, eles podem criar algo único. Em setembro de 2020, eram 800 milhões de usuários cadastrados na rede social.

+ Leia também: TikTok: app é a aposta de conexão com Geração Z e Millennials

Um relatório criado pela Kantar UK, empresa global especializada em dados e consultoria, trouxe os principais insights sobre a rede social. Traduzimos e interpretamos as principais descobertas. Confira:

Como as marcas podem aproveitar a energia do TikTok de uma maneira envolvente e poderosa?

Antes de entrar a fundo nos principais cases do TikTok, precisamos falar sobre Conteúdo gerado pelo usuário (Em inglês, user-gennerated Content – UGC).  User-Generated Content é qualquer tipo de mídia – comentários, posts, fotos, vídeos – que o usuário (ou o consumidor) produz espontaneamente para a empresa. Eles são a base do branded hashtag challenge.

O que são Branded Hashtag Challenges?

Branded Hashtag Challenges: marcas acionam o conteúdo gerado pelo usuário lançando desafios. Os influenciadores, chamados de criadores no TikTok, normalmente iniciam o processo e, em seguida, os usuários enviam vídeos – geralmente envolvendo canto, dança ou comédia – na esperança de ganhar um prêmio ou se tornar viral. Confira, abaixo, porque as marcas estão investindo nesses desafios:

O TikTok cria engajamento em uma escala enorme

Os branded hashtag challenges podem ter um alcance gigantesco, os mais bem sucedidos ultrapassam momentos icônicos da TV e anúncios mais vistos no YouTube. Confira alguns dados:

  • Amazon #BeforeAlexa foi o anúncio mais assistido no YouTube do Super Bowl de 2020, com 61,8 milhões de espectadores. Fonte: YouTube views e re-views uma semana após o Super Bowl
  • 81 milhões de usuários únicos assistiram ao Branded Hashtag Challenge #DealDropDance do Walmart. Fonte: TikTok

TikTok está perfeitamente posicionado para desencadear o engajamento

O estudo da Kantar sobre 223 conteúdos, em variadas categorias, revelou quais são as principais combinações de sucesso em campanhas no Tik Tok. Os principais diferenciais são celebridades, hashtags de mídia social, narração, personagem e música.

Todos os elementos abaixo estão no DNA dos Hashtag Challenges:

  • Celebridades: criadores e influenciadores são essenciais para o lançamento de desafios
  • Hashtags de mídia social: é a essência de um desafio e pode viver além do TikTok – em outras redes sociais, principalmente Twitter e Instagram
  • Locução: o TikTok não apenas incentiva a locução, mas oferece uma variedade de efeitos
  • Personagens: todos os vídeos do Hashtag Challenge apresentam uma pessoa real com um personagem autêntico
  • Música: o fator mais importante e a principal força do TikTok

Para comparação, um dado interessante: outras plataformas são assistidas sem som 85% do tempo (Fonte: Digiday), mas, no TikTok, o som é ativado por padrão.

Os áudios estão sempre presentes e os desafios de hashtag podem explorar a resposta emocional e a formação de memória que a música evoca. O poderoso efeito da música é fundamental para o engajamento.

TikTok requer um pensamento novo e diferente

Os comportamentos necessários para aproveitar ao máximo o TikTok são novos e exclusivos. O TikTok estimula os profissionais de marketing a pensar fora dos parâmetros usuais quando se trata de campanhas sociais.

A plataforma está gerando entusiasmo na indústria e as recompensas podem ser enormes, mas, como falamos em texto recente, as marcas devem consumir, observar e aprender antes de dar o salto. A plataforma exige uma maneira nova e criativa de pensar e agir e reproduzir velhas ideias neste espaço não funcionará.

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